Vamos lá, dar sequência ás Oportunidades de Bolsas do momento?
Inscrições abertas até 15 de junho de 2022
Requisitos
- Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
- Ter experiência comprovada na área de elaboração de roteiros para produções cinematográficas e/ou audiovisuais;
- Ter concluído curso superior, de quatro anos ou mais, até a data de encerramento das inscrições;
- Ter proficiência comprovada em inglês com teste realizado após 01 de junho de 2021: TOEFL iBT – 102 pontos ou superior, ou IELTS – 7 pontos ou superior;
- Não possuir título de mestrado ou superior, nacional ou estrangeiro, em qualquer área do conhecimento; e
- Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção.
* caso o candidato ainda vá realizar o teste TOEFL, indicar os código TOEFL 7522 (Fulbright Commission in Brazil) no formulário de teste.
Benefícios
- Bolsa mensal a depender da cidade de acordo com os valores estabelecidos pelo Departamento de Estado dos EUA;
- Anuidades e taxas acadêmicas no valor máximo anual de USD 50.000,00 (cinquenta mil dólares);
- Auxílio-instalação de US$ 1.000;
- Passagem aérea Brasil/EUA/Brasil;
- Seguro-saúde.
- A aplicação ou inscrição é suportado por todos os navegadores modernos. É altamente recomendável que você use uma versão atual do Google Chrome, compatível com as plataformas Windows, Mac e Linux. Antes de iniciar um aplicativo, execute as seguintes etapas:
- ▪ ETAPA 1: Conheça os requisitos para enviar uma inscrição Antes de iniciar uma inscrição, você deve se certificar de que está qualificado para se inscrever https://fulbright.org.br/bolsas-para-brasileiros/mestrado-em-roteiro-de- cinema-nos-eua-master-offine-arts-mfa/
- PASSO 2: Registre o nome de usuário e a senha em um local seguro Seu endereço de e-mail é seu nome de usuário. Ao criar uma conta para este aplicativo online, registre sua senha em um local seguro. Você pode entrar e sair do aplicativo com a frequência que desejar usando seu nome de usuário e senha. Se necessário, você pode redefinir sua senha clicando no link “Esqueceu sua senha” no login. Você não precisa preencher este formulário de uma só vez. Você pode entrar novamente a qualquer momento para editar sua inscrição. No entanto, depois de ENVIAR sua inscrição, você NÃO PODE alterá-la. ▪ Use letras maiúsculas e minúsculas (por exemplo, John Smith). Evite usar todas as letras maiúsculas (por exemplo, JOHN SMITH). Não use caracteres especiais, como acentos. ▪ Você pode copiar e colar informações em todas as caixas de texto. ▪ Limite suas respostas ao espaço fornecido em todas as caixas de texto. ▪ Prepare os documentos necessários e salve-os em formato PDF. É altamente recomendável que, para preservar qualquer formatação e caracteres especiais em seus documentos, você os carregue em formato PDF. ▪ Algumas perguntas são “obrigatórias”. Eles estão marcados com um asterisco (*). Você não poderá enviar sua inscrição até que todos os itens necessários estejam completos.
- PASSO 3: Preencher o requerimento ▪ Você não precisa preencher este requerimento de uma só vez. Você pode entrar novamente a qualquer momento para editar sua inscrição. No entanto, depois de ENVIAR sua inscrição, você NÃO PODE alterá-la. ▪ Use letras maiúsculas e minúsculas (por exemplo, John Smith). Evite usar todas as letras maiúsculas (por exemplo, JOHN SMITH). Não use caracteres especiais, como acentos. ▪ Você pode copiar e colar informações em todas as caixas de texto. ▪ Limite suas respostas ao espaço fornecido em todas as caixas de texto. ▪ Prepare os documentos necessários e salve-os em formato PDF. É altamente recomendável que, para preservar qualquer formatação e caracteres especiais em seus documentos, você os carregue em formato PDF. ▪ Algumas perguntas são “obrigatórias”. Eles estão marcados com um asterisco (*). Você não poderá enviar sua inscrição até que todos os itens necessários estejam completos.
- ▪ PASSO 4: Envie a inscrição Depois de inserir todas as informações necessárias, incluindo recomendações, verifique se há erros na sua inscrição. Se todas as informações estiverem corretas, envie sua inscrição. Depois de enviar, você NÃO PODE fazer mais alterações.
- CRIANDO SUA CONTA ONLINE - Digite seu endereço de e-mail, nome e sobrenome e selecione sua data de nascimento (Mês-Data-Ano) nos menus suspensos. Seu nome deve ser digitado exatamente como aparece (ou aparecerá) em seu passaporte. Observação: use um endereço de e-mail que você possa acessar por pelo menos dois anos após o envio de sua inscrição. Este é o endereço de e-mail que você usará para fazer login na sua conta do aplicativo. Recomendamos que você NÃO use um endereço de e-mail profissional se não tiver acesso a ele durante sua concessão nos EUA ▪ Você receberá um e-mail de apply@iie.org confirmando que iniciou a inscrição. O e-mail incluirá um PIN temporário. Siga as instruções no e-mail para ativar sua conta usando o PIN temporário. ▪ Você será solicitado a inserir seu PIN e, em seguida, criar uma senha para concluir seu login. ▪ Usuários recorrentes: Clique em Entrar e digite seu endereço de e-mail e senha. Caso não lembre sua senha, clique em Esqueceu sua senha? e siga as instruções resultantes.
- GERENCIANDO SUA INSCRIÇÃO EDITANDO SUA INSCRIÇÃO ANTES DE ENVIAR ▪ Você pode fazer login a qualquer momento para revisar e editar seu formulário de inscrição, fazer upload de documentos e inserir informações de recomendação. ▪ Lembre-se de salvar sua inscrição após preencher cada página pressionando o botão Continuar na parte inferior de cada página. Observação: o aplicativo desconectará você automaticamente após 60 minutos de inatividade, portanto, é melhor salvá-lo com frequência.
- REVISANDO SUA INSCRIÇÃO APÓS O ENVIO ▪ Depois de ENVIAR sua inscrição, você NÃO PODE fazer nenhuma alteração. ▪ Você pode continuar a fazer login em sua conta para visualizar as informações que enviou, salvar um PDF de seu formulário de inscrição e gerenciar suas recomendações. ▪ Você pode gerenciar seus recomendadores clicando na seção Recomendações do aplicativo online. CARTAS DE RECOMENDAÇÃO ▪As cartas de recomendação serão enviadas diretamente à Fulbright pelos recomendantes que você registrou por meio de sua inscrição.
- As cartas de recomendação podem ser enviadas por seus recomendadores durante o processo de inscrição ou após o envio da inscrição. ▪ Se o seu recomendador não estiver disponível, você terá a opção de excluir o recomendador e adicionar uma alternativa após enviar a inscrição.
- EXPERIÊNCIA NO EXTERIOR ▪ Indique qualquer viagem, estudo ou residência que tenha tido no estrangeiro (em qualquer outro país que não o seu) por mais de um mês. Isso pode incluir tempo no exterior para educação, pesquisa, negócios, férias, etc. ▪ Selecione 'sim' ou 'não' para indicar se você já entrou nos Estados Unidos com um visto J-1 ou J-2. Se "sim", você deve selecionar a categoria J de patrocínio na lista e fazer upload de uma cópia do seu DS-2019 anterior.MATERIAIS ACADÊMICOS ▪ Esta seção coleta cópias de seus históricos escolares e/ou diplomas não oficiais. Por favor, envie uma cópia oficial do seu histórico escolar e diploma de bacharelado da sua instituição que concede o bacharelado. Neste ponto, oLs documentos podem estar em português.
- ACORDO DE PLÁGIO ▪ O plágio em qualquer parte de sua inscrição resultará na sua desqualificação de participação no Programa Fulbright.
- PLANO DE ESTUDOS ▪ Esta seção coleta informações sobre seu plano de estudos proposto nos EUA ▪ Selecione o objetivo do grau ao qual você está se candidatando: Mestrado ▪ Selecione a disciplina acadêmica principal e a especialização primária mais apropriadas nos menus suspensos: Estudos de Cinema/Cinema ▪ Digite uma breve descrição do campo em que você planeja se especializar nos EUA. Depois de selecionar seu campo de estudo na lista suspensa, você usará a tabela de pesquisa para encontrar sua especialização. Esta é uma lista bastante abrangente, portanto, selecione a que for mais apropriada. Você pode expandir isso em seu ensaio Objetivo de Estudo. Os ensaios são um método para medir as habilidades de pensamento crítico, compreensão e habilidades de escrita. Os ensaios permitirão que você enfatize as principais qualificações, áreas de especialização, habilidades e/ou objetivos; e também fornecer uma oportunidade para você comunicar sua compreensão dos objetivos do programa e por que você seria um candidato adequado.
- PERÍODO PRETENDIDO DE CONCESSÃO ▪ Insira sua duração proposta de permanência nos EUA e selecione sua data de chegada proposta nos EUA (formato Mês-Dia-Ano). Começando em agosto ou setembro de 2023 e terminando em abril, maio ou junho de 2025 (21 meses).
- OBJETIVO DE ESTUDO ▪ Em inglês – deve-se enviar um objetivo de estudo com no máximo uma página. Escreva uma descrição clara e detalhada de seus objetivos de estudo/pesquisa e dê suas razões para querer persegui-los․ Seja específico sobre sua área principal e seus interesses especializados nessa área․ Descreva o tipo de programa que você espera realizar e explique como seu plano de estudo se encaixa com seu treinamento anterior e seus objetivos futuros․ Esta declaração é uma parte essencial da sua inscrição e é obrigatória․ Não mencione U․S․ específico universidades em que você gostaria de estudar․ É altamente recomendável que você faça o upload em formato PDF. Documento requerido.
- DECLARAÇÃO PESSOAL ▪ Carregue uma cópia da sua declaração pessoal em inglês. Esta declaração pessoal deve ser uma declaração narrativa descrevendo como você alcançou seus objetivos atuais․ Não deve ser uma mera lista de fatos․ Deve incluir informações sobre sua educação, experiência prática, interesses especiais e planos de carreira․ Descreva quaisquer fatores significativos que influenciaram seu desenvolvimento educacional ou profissional․ Comente o número de anos de experiência prática já completados no campo em que o trabalho acadêmico será feito na U․S․ Não mencione U․S․ específico universidades em que você gostaria de estudar․ É altamente recomendável que você faça o upload em formato PDF. APENAS UMA PÁGINA. Documento requerido. ESCREVER AMOSTRA Pule esta seção. PREFERÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS▪ Você deve fornecer até 3 preferências de universidade com o máximo de informações possível. A maioria dos programas de MFA, especialmente os mais bem classificados, são extremamente competitivos e possuem requisitos de aplicação rigorosos e detalhados. Se você for selecionado para o programa, deverá atender aos requisitos das instituições para as quais foi selecionado. Observe que, devido à duração do Programa, o MFA em roteiro da Columbia University não é elegível. INSTITUIÇÕES DOS EUA APLICADAS ▪ Selecione 'sim' ou 'não' para indicar se você se inscreveu em alguma instituição dos EUA. AUTORIZAÇÃO DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES Com sua assinatura, você autoriza o Fulbright Program Office e/ou sua agência administrativa a acessar, revisar, receber e solicitar informações adicionais. SUBSÍDIOS E PLANOS DE VIAGEM ▪ Esta seção reúne informações sobre suas finanças pessoais, financiamento adicional que você possa ter solicitado/recebido, passaporte e dependentes acompanhantes. FINANCIAMENTO ADICIONAL ESPERADO ▪ Liste todos os financiamentos não-Fulbright que você espera receber durante a sua concessão. Não Obrigatório. PASSAPORTE/DOCUMENTO DE VIAGEM E DEPENDENTES ▪ Carregue uma cópia do seu passaporte ou outro documento de identidade oficial brasileiro (carteira de habilitação ou CNH). Se você pretende trazer dependentes para os EUA, selecione o número de dependentes que pretende ter para acompanhá-lo aos EUA (selecione 0 se você não tiver dependentes ou seus dependentes não o acompanharão aos EUA). Documento requerido. INFORMAÇÕES ADICIONAIS USE A SEÇÃO MATERIAIS ESPECÍFICOS DO PAÍS PARA CARREGAR A CÓPIA DO SEU: 1. Relatório de pontuação do TOEFL ou IELTS, realizado até 1º de junho de 2021 (102 TOEFL iBT ou 7.0 IELTS). Se você pretende fazer o TOEFL iBT para se inscrever ao se inscrever, lembre-se de que sua pontuação deve ser enviada para a Fulbright Commission Brasil, código 7522, e para o IIE, código 2326. Documento obrigatório. RECOMENDAÇÕES Use esta seção para registrar suas três (3) recomendações. Documentos necessários ▪ 3 Recomendações: Deve ser de pessoas qualificadas para avaliar seu trabalho acadêmico e profissional/ ▪ As recomendações podem vir de sua instituição de origem e de profissionais da área. ▪ Escolha cuidadosamente os seus recomendadores e contacte-os com antecedência. As cartas de recomendação precisam acompanhar o pedido, pois de outra forma ele poderia ser enfraquecido por um número insuficiente de recomendações. ▪ Não peça uma carta de recomendação a alguém a menos que a pessoa conheça bem suas qualificações. Uma carta pro forma de um estudioso conhecido, um contato no exterior ou um importante funcionário do governo terá menos peso do que uma avaliação realista de suas habilidades de alguém que conhece bem você e seu trabalho. ▪ As recomendações devem ser redigidas ou traduzidas para o inglês. ▪ As cartas devem ser submetidas pelo sistema de inscrição online até o prazo de inscrição. ▪ Observe que os documentos não devem ser enviados para a Comissão Fulbright. ▪ Assim que você cadastrar seus recomendadores, eles receberão um e-mail automático com instruções sobre como preencher o formulário de recomendação online. Você pode acompanhar o status das recomendações, enviar lembretes e adicionar/excluir recomendações por meio deste sistema antes e depois do envio de sua inscrição. ▪ Uma vez enviado, você terá a opção de Editar as informações do recomendador se ele ainda não tiver iniciado o andamento de sua resposta e Salvar, Enviar lembretes e Excluir se desejar remover o recomendador e substituí-lo por outro indivíduo. ASSINATURA ▪ Certifique-se de que as informações fornecidas no requerimento são verdadeiras e completas, digitando seu nome completo na Caixa de Assinatura. REVISÃO ▪ O aplicativo revisará as respostas inseridas e exibirá quaisquer perguntas incompletas e anexos necessários que estejam faltando. ▪ Se nenhum erro aparecer, sua inscrição está pronta para envio. ▪ Se aparecer algum erro, corrija ou complete essas seções e retorne à seção Revisão para determinar se sua inscrição está pronta para envio. REVISE TODAS AS RESPOSTAS. CLIQUE EM ENVIAR. PACOTE CRIATIVO E VÍDEO 1. Você também precisa carregar na Plataforma da Comissão Fulbright o seguinte conteúdo em um PDF: Anexe em apenas um arquivo o seu Pacote Criativo; LISTA DE VERIFICAÇÃO DA CANDIDATURA MFA UMA CANDIDATURA COMPLETA PARA FINS DE COLOCAÇÃO CONSISTE NOS SEGUINTES COMPONENTES: ITENS NECESSÁRIOS DESCRIÇÃO CANDIDATURA CONCLUÍDA Envie a sua candidatura conforme descrito nestas instruções e no convite à apresentação de candidaturas. TRANSCRIÇÕES ACADÊMICAS Cópia oficial da sua transcrição de bacharelado da instituição que concede o diploma. CV Em inglês limitado a quatro páginas: Incluindo educação; experiência de trabalho e estágios; honras e prêmios; e publicações ou trabalhos criativos. ENSAIOS a) Objetivos do estudo e depoimento pessoal. Declaração pessoal em inglês, uma página. O ensaio deve explicar sua educação e experiência, seus objetivos futuros e como você acha que o programa de MFA o ajudará a atingir esses objetivos. b) Objetivo de estudo em inglês – você deve enviar um objetivo de estudo com no máximo uma página. INSTITUIÇÃO DOS EUA PROPOSTA Você deve fornecer até 3 preferências de universidade com o máximo de informações possível. A maioria dos programas de MFA, especialmente os de primeira linha, são extremamente competitivos e possuem requisitos de aplicação rigorosos e detalhados. Se você for selecionado para o programa, deverá atender aos requisitos das instituições nas quais foi selecionado. Observe que, devido à duração do Programa, o MFA em roteiro da Columbia University não é elegível. Carregue cópias do seu passaporte atual ou do seu documento de identidade oficial e dos de seus acompanhantes dependentes (Passaporte ou CNH ou RG). Se você já recebeu um visto J-1 e/ou J-2, é necessário incluir uma cópia do seu formulário DS-2019 ou da página do visto no passaporte. RELATÓRIO DE PONTUAÇÃO VÁLIDA (TOEFL OU IELTS) Relatório de pontuação do teste de proficiência, realizado até 1º de junho de 2021 (102 TOEFL iBT ou 7,0 IELTS). Se você pretende fazer o TOEFL iBT para se inscrever ao se inscrever, lembre-se de que sua pontuação deve ser enviada à Fulbright Commission Brasil, código 7522, e ao IIE, código 2326. 3 CARTAS DE RECOMENDAÇÃO Cartas de profissionais e / ou referências acadêmicas de instrutores, professores ou supervisores de trabalho que o conhecem bem. De profissionais da indústria, professores e mentores – de preferência pessoas que estão familiarizadas com sua escrita e trabalho.
- DE : COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR PROGRAMA CAPES-FULBRIGHT MASTER OF FINE ARTS (MFA) IN SCREENWRITING EDITAL Nº 22/2022 - PRORROGAÇÃO PROCESSO Nº 23038.001866/2022-20 A Presidente da COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), no cumprimento das atribuições conferidas pela Lei nº 8.405, de 9 de janeiro de 1992 e pelo Estatuto aprovado pelo Decreto nº 8.977, de 30 de janeiro de 2017, conforme o processo nº 23038.003807/2021-13, torna pública a prorrogação das inscrições das candidaturas do Edital nº 22/2022 - Programa CAPESFulbright Master of Fine Arts (MFA) in Screenwriting- Mestrado Profissional de Formação de Roteiristas nos Estados Unidos da América (EUA), publicado no Diário Oficial da União de 18 de abril de 2022, seção 3, pág. 73.
- Carla Cunha ✈ Blog Meu Diário de Bordo
- Acessem o link e site para maiores informações: https://fulbright.org.br/bolsas-para-brasileiros/mestrado-em-roteiro-de-cinema-nos-eua-master-of-fine-arts-mfa/
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