Final de domingo...e eu estou como?
Escrevendo mais uma matéria para vocês. E amo muito tudo isso!!!
Anota estas dicas!
Sempre que pensarmos em investir em um imóvel devemos calcular e avaliar todas as possibilidades deste tipo de investimento.
Pensando nisso reuni tudo o que você precisa saber antes de vender uma casa por aqui. Estar muito bem informado é o melhor caminho á seguir. E insisto nesta tecla, informação sempre, sem alienação ou fantasias. Lembre-se que todo investimento por aqui se faz em Euro. E ninguém quer gastar além da conta desnecessariamente. Não é mesmo?
Em outro post, aqui no Blog, falo sobre aluguel com opção de compra, aluguéis, e também sobre os gastos que se tem ao adquirir um imóvel na Espanha. Confiram!!!
Mas hoje quero falar sobre outra situação. Para vendê-los, quais os custos e como economizar, legalmente falando sem correr riscos.
Existem muitas despesas que devem ser assumidas na venda de um imóvel, portanto, é necessário levar em consideração todos os requisitos e pontos para evitar pagamentos desnecessários.
A venda de um imóvel é um desafio para muitos. Além do tempo de dedicação, a transação não é um negócio em que tudo que se tenha em levar em consideração seja só lucro.
De fato, existem certas despesas que podem e devem ser assumidas antes mesmo de receber das primeiras partes interessadas. Mas o que são estas despesas? Elas podem ser evitadas? Uma Empresa Online comparadora de imóveis, analisa os custos envolvidos na compra e venda de uma casa.
Tomemos nota!!!
Primero - Tenha sempre em conta: terá o que pagar antes de começar o processo de venda!!!
A venda de um apartamento pode ser devido a vários motivos, como por exemplo á aquisição de um novo imóvel que melhor se adapte à situação atual. No entanto, existem muitos proprietários que se encontram nessa situação porque não conseguem lidar com a hipoteca ou depois de receberem uma herança a ser distribuída entre vários beneficiários se veem obrigados á vender para partilhar. Portanto, antes de iniciar a transação, lembre-se de que é necessário contar com algum dinheiro e reserva.
Segundo - A primeira despesa que deve ser assumida ao vender um imóvel é com o certificado de energia. Por alguns anos, não é possível vender um imóvel sem este documento, por isso é essencial ter isso em mente.
O principal problema é que, não sendo um custo regulado, cada profissional pode cobrar o que quiser. E claro, que quanto mais certificadores na área, melhor preço você pode obter. Mesmo assim, este documento geralmente custa cerca de 100 euros (mais IVA), que pode ter que ser adicionado a taxas administrativas, conforme exigido pela maioria dos municípios.
Terceiro - Os gastos para oficializar a venda.
Quando houver um comprador interessado, é necessário assinar um contrato de venda. É habitual que essas despesas sejam compartilhadas entre as duas partes, a parte vendedora assumindo a escritura pública de venda e o comprador as da primeira e das cópias subsequentes. Além disso, há as taxas do notário que devem ser levadas em consideração, geralmente associadas ao preço de venda do imóvel.
Quarto - Em caso de ter uma hipoteca, é necessário liquidar a dívida com o banco. Nesse caso, será necessário contemplar a comissão ou taxa pelo cancelamento antecipado, bem como do cancelamento de registro da taxa da hipoteca.
E finalmente, é importante não esquecer os impostos. A sorte é que o dinheiro da transação da venda será eficaz para lidar com eles. E é muito em consideração em que, nessa categoria, há o IRPF e o ganho de capital municipal. Para se ter uma idéia, vender um apartamento de 150.000 euros em Barcelona por exemplo por 10 anos significa pagar 15.750 euros pelo ganho de capital municipal.
Agora, a pergunta que não quer calar...
É possível evitar algumas despesas ao vender um imóvel?
Embora existam certos custos que não podem ser evitados quando se trata de vender um imóvel, há outros que podem sim, ser evitados. Por exemplo, fazer uma avaliação residencial é muito interessante para colocar o preço mais adequado.
Logicamente, que este estudo vai passar pela caixa se o fizerem com uma das empresas tradicionais. Agora, graças à algumas empresas, existem vários avaliadores on-line que podem oferecer um preço totalmente gratuito.
Da mesma forma, confiar em Imobiliárias pode economizar muitas dores de cabeça durante todo o processo. No entanto, as taxas dos agentes podem ser um bom gasto, já que as mais tradicionais costumam cobrar uma porcentagem sobre o preço de venda. Portanto, você pode baixar a conta apostando no novo trabalho imobiliário on-line.
Outro conceito que pode sair muito barato e, inclusive, gratuito é o contrato de arras. Este documento protege o vendedor para que em que o comprador volte atrás, por isso vale a pena assinar. Agora, se for feito em cartório, é necessário assumir as taxas. Uma boa maneira de evitá-las é assinar um acordo entre as partes, que pode ser encontrado on-line sem nenhum custo.
Por fim, é possível economizar no imposto de renda pessoal. Embora possa parecer mentira, esse imposto nem sempre se aplica. De fato, só o faz se uma casa é vendida por mais dinheiro do que era pago quando foi adquirida. Além disso, se o vendedor tiver mais de 65 anos, o que é ganho em uma nova casa é reinvestido ou em que o piso é pago, essa despesa não deve ser assumida.
Em suma, vender uma casa leva tempo e dinheiro. No entanto, se estiver bem informado é possível economizar algumas despesas. Portanto, antes de celebrar , é sempre importante garantir todas as etapas que devem ser tomadas e verificar quais opções existem.
Espero que as informações lhes sejam úteis.
Carla Verena C. Costa
Sou a Carla Cunha. Muito feliz que esteja aqui. Espero que gostem e embarquem nesta jornada comigo. Bem-vindos á bordo!!! ✈ Aproveitem os Serviços de Nossos Parceiros . Envios de Remessa ao Exterior, Seguro Viagem, Intercâmbios... Dicas de Passeios e Viagens. E muito mais!
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